Biodiversidade
MEIO AMBIENTE
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
Resultados por:
Pesquisa avançada

Deborah Rosa
Admin
Mensagens : 39
Data de inscrição : 23/08/2021
Ver perfil do usuáriohttps://www.drambientale.com
25082021
Biodiversidade Whatsa10


Biodiversidade




Biodiversidade, expressão que provém da união dos termos “diversidade” e “biológica”, significa variedade de vida ou a variedade de todas as formas de vida existentes na Terra, sejam elas macro ou microscópicas.

Toda a diversidade biológica de espécies encontradas em uma área – animais, plantas, fungos e até microrganismos como as bactérias – faz parte da biodiversidade.

Essas espécies e organismos trabalham juntos em ecossistemas, como uma teia intrincada, para manter o equilíbrio e sustentar a vida. A biodiversidade sustenta tudo o que precisamos para sobreviver na natureza: comida, água limpa, remédios e abrigo.

Mas como os humanos colocam uma pressão crescente no planeta, usando e consumindo mais recursos que os limites planetários permitem, há um risco de perturbação do equilíbrio dos ecossistemas e, consequentemente, de perda de biodiversidade.

A biodiversidade pode ser estudada em diversos níveis, desde o mais alto, onde são consideradas todas as diferentes espécies da Terra, até os mais baixos, como as espécies integrantes do ecossistema de um lago.

A ecologia realmente tem uns termos altamente “confundíveis”, como “espécie”, “população”, “comunidade”, e “ecossistema”. Para que estejamos aptos a ler e aprender um pouco mais sobre biodiversidade, precisamos primeiramente estar cientes das diferenças entre esses conceitos.



Espécie



Uma espécie corresponde a uma subdivisão ou conjunto de indivíduos que apresentam características comuns (como por exemplo sua morfologia, anatomia, e fisiologia), distinguindo-se dos demais por este caráter específico. São também capazes de se reproduzir entre si e gerar descendentes férteis. Em biologia, é denominada como a unidade básica das classificações biológicas, ou grupo taxonômico.


População



Uma população representa a dinâmica de relação entre os indivíduos, considerando o conjunto de indivíduos de uma espécie em uma unidade de espaço/tempo.


Comunidade



Já os estudos de comunidades consideram as populações em conjunto em uma unidade de espaço/tempo, enquanto os ecossistemas consideram conjuntamente o meio biótico e abiótico em uma unidade de espaço/tempo.

Créditos Imagem: Arte TG
Compartilhar este artigo em:redditgoogle

Comentários

Nenhum comentário

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos