Impactos Ambientais
MEIO AMBIENTE
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
Resultados por:
Pesquisa avançada

Deborah Rosa
Admin
Mensagens : 39
Data de inscrição : 23/08/2021
Ver perfil do usuáriohttps://www.drambientale.com
31082021
Impactos Ambientais  Impact10

O que são Impactos Ambientais?



De acordo com a resolução  Conama Nº001 de janeiro de 1986, o impacto ambiental é definido como:

“qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais.”

Conforme prevê esta resolução, podemos observar que qualquer atividade praticada pelo homem no meio ambiente, acarretará um impacto ambiental. Entretanto, esse impacto pode ser positivo ou negativo. Infelizmente, na maioria das vezes, os impactos são negativos, os quais provocam degradação e poluição ao meio ambiente.



Impactos negativos e positivos



Dentre os diversos impactos ambientais negativos causados pela ação humana, podemos citar alguns deles, como a poluição, extinção de várias espécies, destruição da camada de ozônio, erosões, diminuição das fontes de água, inundações e agravamento do efeito estufa. Todos esses impactos, consequentemente, ocasionarão o aumento de doenças na população e em seres vivos, afetando sua qualidade de vida.

Além disso, nem todo impacto ambiental é maléfico ao meio ambiente, uma vez que há alguns que podem melhorá-lo. São os impactos ambientais positivos. Apesar de ocorrerem em menor quantidade, também acontecem, e podemos citar como exemplos, como a construção de áreas de proteção ambiental, recuperação de áreas degradadas e recuperação de rios e lagos.

Esses fatos também causam impactos ao meio ambiente, mas de uma maneira positiva, provocando mudanças benéficas, além de contribuir com melhorias à qualidade de vida de todos.



Como evitá-los?



Os impactos ambientais podem ser evitados e reduzidos por meio de atitudes humanas individuais e coletivas, e algumas ações realizadas que podem ser praticadas para diminuí-los, tais como:

Economia de água;
Evitar o consumo exagerado de energia;
Separação e descarte adequado e reciclagem de lixo e resíduos;
Replantio de floresta em áreas desmatadas;
Utilização de transportes coletivos;
Utilização de produtos biodegradáveis.



Considerações Finais



Com base no que foi abordado neste artigo, podemos afirmar que os impactos ambientais acontecem de diversas formas, e esse assunto faz parte de uma discussão global sobre o futuro do planeta que deve interessar a todos.
Compartilhar este artigo em:redditgoogle

Comentários

Nenhum comentário

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos