Saneamento Básico
MEIO AMBIENTE
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
Resultados por:
Pesquisa avançada

Deborah Rosa
Admin
Mensagens : 39
Data de inscrição : 23/08/2021
Ver perfil do usuáriohttps://www.drambientale.com
31082021
Saneamento Básico Saneam10


Saneamento Básico



O saneamento básico possui grande importância para a qualidade de vida e saúde do ser humano. A população de determinada região que possui um saneamento básico escasso, ou que, até mesmo, não possui saneamento, está exposta a várias doenças como leptospirose, diarreia, parasitose, febre, dentre outras.

O contato com o esgoto e o consumo de água não tratada estão relacionados também com o aumento da mortalidade infantil, que pode ser causada por estas e outras doenças.


O que é Saneamento Básico e qual a sua importância?



Saneamento é um conjunto de fatores que objetiva preservar ou alterar as condições ambientais, com o intuito de prevenir doenças, melhorar a saúde e a qualidade de vida da população e facilitar a atividade econômica.

O saneamento básico é um fator de extrema importância para que um país se torne desenvolvido. Os serviços de água tratada, coleta de lixo e tratamento dos esgotos levam à melhoria da qualidade de vida das pessoas e à preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente, além disso, minimizam a mortalidade infantil, melhoram a educação e a renda do trabalhador, aumentam o turismo e a valorização dos imóveis, dentre outros.

No Brasil, o saneamento básico é um direito garantido pela Constituição e estabelecido pela Lei nº. 11.445/2007 como o conjunto dos serviços, infraestrutura e instalações operacionais de esgotamento sanitário, abastecimento de água, limpeza e drenagem urbanas, tratamento correto dos resíduos e da água.

De maneira geral, podemos dizer que nos últimos 20 anos o crescimento dos serviços de saneamento básico no Brasil passou por diversos avanços. Entretanto, ainda existem muitos problemas, especialmente aqueles relacionados com as desigualdades regionais quanto à disponibilidade de infraestruturas, reflexo do desenvolvimento desigual do território brasileiro.


Plano de Saneamento Básico



O plano de saneamento básico é um sistema indispensável da política pública de saneamento e obrigatório para a contratação desses serviços. Este plano deve ser criado pelos municípios de maneira individual ou organizados em consórcio, e essa responsabilidade não pode ser delegada.

O plano deve ser revisado a cada quatro anos e deve possuir objetivos e metas. Além disso, ele deve expressar o comprometimento coletivo da população em relação à forma de estabelecer o saneamento. Ele também deve iniciar na análise da realidade e delinear as estratégias para transformá-la positivamente e, assim, definir como cada área irá se comportar para alcançar as metas.

Ele é formulado sob a coordenação do poder público, com a participação de todos que atuam no saneamento em um determinado território e pela sua população, tendo ela acesso ao serviço ou não.

Créditos Imagem: EOS Consultores
Compartilhar este artigo em:redditgoogle

Comentários

Nenhum comentário

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos