Logística Reversa
MEIO AMBIENTE
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
Resultados por:
Pesquisa avançada

Deborah Rosa
Admin
Mensagens : 39
Data de inscrição : 23/08/2021
Ver perfil do usuáriohttps://www.drambientale.com
30082021
Logística Reversa  Esquem10


Logística Reversa: Qual a importância para sua organização?



Caro empreendedor, você sabe qual a importância da Logística Reversa para sua organização? Primeiramente, a logística reversa é definida através da Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Politica Nacional de Resíduos Sólidos.

Essa lei é de suma importância para o setor empresarial, pois, dispõe sobre os métodos para auxiliar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos a esse setor, a fim de viabilizar o reaproveitamento de resíduos e sua destinação final de forma correta, visando a não prejudicialidade ao meio ambiente.



O que é Logística Reversa?



O artigo 3º, inciso XII, da Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei citada acima), traz o conceito dessa logística, que é:

“Art. 3 – XII – logística reversa: instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.”

Podemos inferir, portanto que a logística reversa objetiva o reaproveitamento e a destinação final de certos tipos de resíduos, e devido a isso, as empresas precisam ficar atentas a essas questões.

A logística reversa é composta por um conjunto de ações que visam recolher esses resíduos de uma forma mais econômica e rápida, e permite a realização da coleta e a restituição dos resíduos em todos seus aspectos.



Qual a importância da Logística Reversa para sua organização?



Diante do que discutimos acima, podemos entender um pouco sobre a importância da Logística Reversa, ela possui vários benefícios para as organizações, além de estar em conformidade com a lei, também auxiliando a sociedade e o meio ambiente.

Esse tipo de logística é associada a economia circular, já que o resíduo deixa de ser resíduo e é transformado em matéria-prima para produção de produtos novos, é uma forma de reutilização daquele produto ou material. E com isso, auxilia na diminuição dos impactos ambientais, e contribui diretamente no desenvolvimento sustentável.

Além disso, existem produtos que necessitam ser destinados de forma correta, como por exemplo, os produtos perigosos que podem ser danosos ao meio ambiente e a saúde humana, por isso, sua destinação final adequada é primordial.

A logística reversa possui uma responsabilidade compartilhada do ciclo de vida dos produtos, o que é relevante para organização e todos envolvidos, auxiliando também no âmbito econômico. Optar por medidas que ajudam o meio ambiente, a sustentabilidade e a vida humana serão de grande diferencial, e sua empresa pode fazer parte disso.

Créditos Imagem: IGUI Ecologia
Compartilhar este artigo em:redditgoogle

Comentários

Nenhum comentário

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos