Sistema de Gestão Ambiental (SGA)
MEIO AMBIENTE
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
Resultados por:
Pesquisa avançada

Deborah Rosa
Admin
Mensagens : 39
Data de inscrição : 23/08/2021
Ver perfil do usuáriohttps://www.drambientale.com
27082021
Sistema de Gestão Ambiental (SGA) Downlo12


Sistema de Gestão Ambiental



De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a gestão ambiental é definida, basicamente, como parte do sistema de gestão que compreende a estrutura organizacional, tais como, as práticas, as responsabilidades, os procedimentos e os recursos para criação, aplicação, análise e manutenção da política ambiental empresarial.

No presente artigo abordaremos sobre o Sistema de Gestão Ambiental nas empresas, elucidando sobre seu real significado, apresentando na íntegra a importância de sua implementação , bem como as vantagens de ser ter um SGA implementado.



O que é um Sistema de Gestão Ambiental e qual a importância em adotá-lo?



O Sistema de Gestão Ambiental é um processo de administração que tem como destaque a sustentabilidade. Ele visa resolver questões relacionadas ao meio ambiente. Sendo o seu objetivo principal de mensurar o impacto ambiental das atividades econômicas das empresas, de modo que seja possível reduzir ao máximo tais impactos. Além disso, o SGA visa também, prevenir consequências ou riscos negativos ligados aos processos de produção das empresas.

Desse modo, qualquer empresa pode implantar um sistema de Gestão Ambiental. Para adotar um SGA eficiente é preciso, em primeiro lugar, realizar o mapeamento das atividades realizadas pela empresa, visando a identificação dos aspectos e impactos gerados e como cada uma delas afetam o meio ambiente.

Após a identificação dos aspectos e impactos, são estipuladas propostas como forma de reduzi-los e monitorá-los, tendo como base as previsões legais de cada setor de atividade. Para que essas propostas sejam realizadas adequadamente, é utilizado ferramentas tecnológicas, como o SOGI, que permite de forma automatizada manter todas as suas informações e dados, sempre atualizados. Falaremos mais sobre a atuação do SOGI dentro do SGA nas próximas linhas.

Após, estabelecidas as propostas, inicia-se a fase de planejamento do Sistema de Gestão Ambiental, isto é, como criar condições para a realização da Política Ambiental estabelecida pela empresa. Nessa fase é feita a classificação e análise dos impactos ambientais causados pelas atividades e processos realizados pela empresa, e o levantamento dos requisitos legais relacionados a estas atividades.

Sendo assim, a empresa deve definir os objetivos e as metas ambientais, estando estar em consonância com as políticas adotadas pela organização, devendo também, estipular quais atitudes devem ser tomadas, com o intuito de alcançar os objetivos e as metas estabelecidas.



Vantagens em adotar o Sistema de Gestão Ambiental



Por fim, os resultados e vantagens que as empresas podem adquirir ao implementar um Sistema de Gestão Ambiental, vão além da sustentabilidade. Ao se responsabilizarem com as políticas de preservação ao meio ambiente, as empresas:

• Diminuem o consumo de água e energia;
• Fazem uso de recursos naturais de maneira responsável, evitando assim, o desperdício e reutilizando matéria-prima;
• Podem investir no treinamento de colaboradores com relação à sustentabilidade;
• Adquirem maior confiança e uma imagem mais transparente e positiva diante do mercado;
• Podem fazer a aplicação de métodos que visem a manutenção da biodiversidade;
• Adotam sistemas de reciclagem que minimizam o descarte incorreto de resíduos; dentre outras.

Créditos Imagem: Mata Nativa
Compartilhar este artigo em:redditgoogle

Comentários

Nenhum comentário

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos