O que são mudanças climáticas?
MEIO AMBIENTE
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Procurar
Resultados por:
Pesquisa avançada

Deborah Rosa
Admin
Mensagens : 39
Data de inscrição : 23/08/2021
Ver perfil do usuáriohttps://www.drambientale.com
25082021
O que são mudanças climáticas? Mudanc10


O que são mudanças climáticas?



Mudanças climáticas, mudança do clima, ou alteração climática são as variações climáticas na temperatura, precipitação e nebulosidade em escala global. Mas, antes de entender o que são mudanças climáticas, é preciso estabelecer que há uma diferença entre “clima” e “tempo”. Você já ouviu alguém reclamar que o tempo está fechando quando parece que vai chover? Ou que o clima de algum lugar é muito quente? Pois é. Clima e tempo não são a mesma coisa.


Mudanças climáticas já afetam saúde das novas gerações



Quando dizemos que o “tempo” está ruim, estamos nos referindo a alterações locais do clima, dentro de períodos de tempo mais curtos, como minutos, horas, dias e até semanas. Já o “clima” se refere a períodos de médio a longo prazo, podendo ser caracterizado regional ou globalmente. Em outras palavras, clima pode ser considerado uma média do tempo ao longo de várias estações, anos ou décadas.

Sendo assim, o que são as mudanças climáticas? Já sabemos que não se refere às mudanças que ocorrem de um dia para outro, mas sim ao longo de vários anos ou décadas. Um erro comum é acreditar que mudanças climáticas são a mesma coisa que aquecimento global. O aquecimento global é, sim, uma consequência das mudanças climáticas que vem acontecendo ao longo dos anos, mas não a única. Além disso, não é a primeira vez que nosso planeta sofre mudanças no clima a nível global. É um pouco mais difícil visualizarmos a questão das mudanças climáticas, pois as escalas de tempo envolvidas são muito grandes, e seus impactos são menos imediatos.



O que é circulação termoalina



Outra dúvida que costuma surgir a respeito das mudanças climáticas é: como elas podem causar episódios de frio extremo se a Terra está sofrendo um “aquecimento global” e não um “resfriamento global”? O fato é que nenhum evento isolado é capaz de provar ou refutar a tese de aquecimento global. Em níveis globais só é possível aferir hipóteses quando se analisa a história da Terra no tempo geológico, que é muito longo.

O aumento da emissão de gases de efeito estufa aumenta a retenção de energia nos oceanos como e na atmosfera, provocando um aumento da intensidade, da frequência e do impacto de eventos climáticos extremos, sejam de frio ou de calor.
Compartilhar este artigo em:redditgoogle

Comentários

Nenhum comentário

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos